Notícias

Cidade de Lisboa vence Prémio de Capital Europeia Verde de 2020

Cidade de Lisboa vence Prémio de Capital Europeia Verde de 2020

A cidade de Lisboa venceu o prémio de Capital Europeia Verde de 2020, segundo anunciou, no dia 21 de junho, o comissário da União Europeia para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, numa cerimónia que decorreu em Nijmegen, na Holanda.

Este prémio atribuído anualmente pela Comissão Europeia tem como objectivo, reconhecer os esforços das cidades que têm um plano para se tornarem amigas do Ambiente e que envolvam a sua população na sustentabilidade ambiental, social e económica.

Lisboa ficou à frente de cidades finalistas como Ghent, na Bélgica e Lahti, na Finlândia, graças ao que o júri enalteceu como sendo uma “inspiração e um modelo para muitas cidades da UE”, por ter demonstrado que a sustentabilidade e o crescimento económico “andam de mãos dadas”, mesmo quando a capital iniciou a sua jornada rumo à sustentabilidade durante um período de crise económica.

O júri de peritos destacou como pontos fortes da capital portuguesa, o domínio do uso sustentável dos solos, da mobilidade urbana sustentável (transportes), do crescimento verde, da inovação ecológica e da adaptação às alterações climáticas e dos resíduos. Lisboa foi a primeira capital na Europa a assinar o Novo Pacto de Autarcas para Mudanças Climáticas e Energia em 2016, depois de alcançar uma redução de 50% nas emissões de CO2 (2002-14) e também conseguiu reduzir o consumo de energia em 23% e o consumo de água em 17% de 2007 a 2013.

Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, congratulou-se pela atribuição deste Prémio, salientando que tal representa o reconhecimento de uma visão política que coloca a sustentabilidade económica, financeira e social, mas sobretudo a ambiental como elemento central do projeto para a cidade.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, congratulou-se com a escolha de Lisboa para Capital Verde Europeia, em 2020, afirmando que será uma excelente oportunidade" para se adotarem medidas que promovam a proteção ambiental. O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes felicitou a cidade de Lisboa e a autarquia pelo trabalho excecional que levou à sua escolha para Capital Europeia Verde 2020.

Desta feita, Lisboa junta-se agora ao leque das dez cidades que, até à data, receberam o título de Capital Europeia Verde: Estocolmo (Suécia), Hamburgo (Alemanha), Vitoria-Gasteiz (Espanha), Nantes (França), Copenhaga (Dinamarca), Bristol (Reino Unido), Ljubljana (Eslovénia), Essen (Alemanha), Nijmegen (Holanda) e Oslo (Noruega).

Este Prémio contempla também um incentivo financeiro de 350 mil euros da Comissão Europeia para avançar com o seu ano de capital verde. Verba que segundo o vereador do Ambiente da autarquia de Lisboa, José Sá Fernandes, vai servir para a comunicação e algumas ações que permitam dar visibilidade à cidade, mostrando que sustentabilidade é em Lisboa.