Notícias
Ministério do Ambiente apresenta Projeto de Proteção e Restauro de Espécies e Habitats Prioritários na Reserva Natural da Serra da Malcata

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, presidiu à “Sessão de apresentação do Projeto de Proteção e Restauro de Espécies e Habitats Prioritários na Reserva Natural da Serra da Malcata”. A cerimónia contou igualmente com a presença da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.
Para além da apresentação do Projeto de Proteção e Restauro na Serra da Malcata, foram ainda assinados os Termos de Aceitação da decisão de financiamento pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e do Protocolo de Colaboração Técnica e Financeira com o Fundo Ambiental e apresentada a nova equipa do Corpo Nacional de Agentes Florestais (CNAF). No final da sessão foi efetuada uma visita ao Viveiro Florestal da Malcata, situado no Centro de Educação Ambiental da Sra. da Graça (Sabugal).
O Projeto de Proteção e Restauro de Espécies e Habitats Prioritários na Reserva Natural da Serra da Malcata é uma iniciativa do Ministério do Ambiente, no âmbito da Resolução de Conselho de Ministros n.º 167/2017, de 2 de novembro, e prevê um investimento da ordem dos 400 mil euros para uma área protegida com elevado interesse para a conservação da natureza e biodiversidade. Inclui medidas para a proteção de habitats e espécies, nomeadamente através de ações de restauro e conservação, de prevenção e vigilância contra incêndios.
Para o sucesso das ações previstas no presente projeto é fundamental a concretização de outro projeto complementar que visa a modernização e otimização dos Viveiros Florestais da Malcata para produção de espécies autóctones que serão replantadas nas diversas áreas protegidas de Portugal.